Copyright © Clínica Reviver

SAIBA O QUE SÃO E COMO SE PROTEGER DOS RAIOS UV

Nos adoramos o sol, porém este grande amigo pode se tornar nosso pior inimigo! Portanto, antes de comprar um protetor solar, descubra a ação dos raios UV e IV para se proteger ao máximo.

Faça bom uso do sol

O espectro solar é formado por raios eletromagnéticos de energia com diferentes comprimentos de onda, ou seja, os raios penetram na pele de forma mais ou menos profunda, criando efeitos biológicos benéficos, mas também muito prejudiciais.

O que são exatamente os raios UV e IV?

Os raios ultravioleta (UV) são raios eletromagnéticos com um comprimento de onda intermediário entre os da luz visível e do Raio X. Os infravermelhos (IV) são raios eletromagnéticos com um comprimento de onda maior do que o da luz visível.
Existem diferentes tipos de raios ultravioleta: UVA (400-315 nm), UVB (315-280 nm) e UVC (nm 280-10).
Os raios UVC são os mais nocivos, mas não alcançam a superfície da Terra porque a atmosfera se encarrega de filtrá-los e a camada de ozônio os impede que atravessá-la. Por isso, é tão perigoso os buracos na camada de ozônio.
Os UVB, com um comprimento de onda intermediário, não penetram além das camadas mais externas da pele, pois eles são absorvidos pelo estrato córneo.
Os UVA, com um comprimento de onda relativamente longo, representam 95% dos raios UV que atravessam a superfície da Terra e pode penetrar nas camadas mais profundas da pele.

Características

A sensação de calor que o sol nos dá vem dos raios infravermelhos. Os raios UV atravessam a atmosfera, mesmo quando está frio ou chovendo. Eles também são cada vez mais frequentes a medida que subimos em altitude. É importante saber que a sua presença é maior entre as 12 e 16 horas e que refletem na água (5%), areia (20%), na grama (5%) e sobretudo na neve (85%).

Efeitos sobre a pele

Os raios UVB atuam na pele estimulando a melanina, que é um pigmento de cor marrom avermelhado que protege a pele dos raios solares. Estes raios causam em um prazo de 48 horas o aparecimento de um bronzeado duradouro.
Os raios UVA penetram mais profundamente na derme. Eles são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, atacando as fibras de elastina e colágeno e as proteínas na pele, onde qualquer tipo de agressão é irreversível. Qualquer área queimada torna-se sensível e deve ser protegida.
Os raios IV (infravermelhos) penetram as camadas mais profundas da pele. Não bronzeiam e podem criar um fenômeno de vasodilatação que causam pequenos problemas circulatórios.

Especificações

Raios UVB
Benefícios:
São indispensáveis para a síntese de vitamina D, que fixa o cálcio dos ossos e desenvolve um papel fundamental na estrutura da epiderme. É o responsável pelo bronzeado.
Riscos: Eles são responsáveis pelo estresse térmico e pode causar mutações celulares.

Raios UVA
Benefícios:
Bronzeiam imediatamente, porém o resultado é pouco durador.
Riscos: Eles geram radicais livres que causam alterações nas células e nas fibras que a sustentam, provocando fotoenvelhecimento, que causa o aparecimento de rugas e manchas escuras que pode levar a dermatoses (doenças de pele) benigna ou maligna (melanoma ou câncer de pele).

Raios IV
Benefícios:
Nos dão uma sensação muito agradável de calor.
Riscos: Pode causar desidratação e ressecamento da pele.

Solução

Proteja-se muito para manter a pele saudável.




Copyright © Clínica Reviver