Copyright © Clínica Reviver

COMO COMBATER A ACNE

O que é acne

A pele produz de forma natural uma camada de gordura que cria uma película lipídica que a protege contra as agressões externas. Quando essa secreção é muito abundante, o excesso de gordura obstrui os folículos sebáceos (poros) e leva ao aparecimento de bactérias que, por sua vez causam o aparecimento de cravos (pontos pretos) e espinhas (microcistos branco).

A acne nas mulheres adultas

A ocorrência de acne em mulheres adultas é cada vez mais normal. O cigarro, o estresse, a fadiga, a poluição e o uso excessivo de cosméticos são a origem destas pequenas imperfeições da pele.
Os cravos e espinhas costumam aparecer no queixo, ao redor da boca ou no nariz. Se isto não é devido a distúrbios hormonais próprios da adolescência, o motivo pode ser os períodos pré-menstruais ou o uso de anticoncepcionais inadequados.

Higiene para prevenir

Uma pele saudável passa por uma higiene perfeita. Nunca nos cansamos de dizer: Lavar o rosto de manhã e à noite e aplicar, em seguida, um creme hidratante é essencial. Para complementar esta limpeza aplica-se um exfoliante e uma máscara uma vez por semana. Sua pele estará suave e livre de impurezas.

A prioridade: Escolha bem os produtos. Contrariamente ao que se possa pensar, nas peles sensíveis também podem aparecer espinhas. Se este for seu caso, a utilização de géis de limpeza pode danificar a epiderme. É recomendável realizar uma avaliação dermatológica para determinar a verdadeira natureza da pele e escolher os produtos mais adequados.

Dica: Uma vez por semana, após retirar a maquiagem, durma sem creme hidratante para que os poros possam respirar e relaxar.

Medidas saudáveis

Se a acne persistir, você deve consultar um dermatologista que lhe dará um tratamento específico para o seu tipo de pele e gravidade da acne. Ele lhe prescreverá tratamentos locais (loções, sabonetes, cremes, etc.) para estabilizar a secreção de sebo, por vezes, completado com tratamento oral (antibióticos, zinco, etc.) para matar as bactérias.
Para que esses tratamentos tenham efeito, é essencial respeitar as tomadas e aplicações das medicações.

Se o aparecimento de acne está associado a uma irregularidade da menstruação ou ao aparecimento repentino do pelos, há necessidade de um teste hormonal. Alguns anticoncepcionais podem ajudar a desaparecer a acne, porém outros, tendem a favorecer o seu aparecimento.




Copyright © Clínica Reviver