Copyright © Clínica Reviver

CÁLCULO DO PESO IDEAL

Calcular peso ideal através do Índice de Massa Corporal (IMC), é uma das formas para se obter um indicativo se você está acima do peso ideal ou abaixo do peso ideal de forma simples e rápida.

Desevolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cálculo do peso ideal é feito utilizando a fórmula:

IMC = peso / (altura x altura)

Lembramos que calcular IMC não resolve todos os problemas. Este cálculo é apenas um indicador e não determina exatamente se você está abaixo ou acima do seu peso ideal. Outros fatores como sexo, idade, condicionamento físico, etc, devem ser levados em conta.

Sua altura: m cm
Seu peso: Kg
O seu Índice de Massa Corporal (IMC) é: IMC
Para sua altura o peso ideal é entre: Kg mín / Kg máx

Segundo a OMS, o índice normal é entre 18,5 e 24,9. Para outros valores consulte a tabela abaixo.

Abaixo do pesoAbaixo de 18,4
Peso normal18,5 - 24,9
Sobrepeso25,0 - 29,9
Obesidade Grau I30,0 - 34,9
Obesidade Grau II35,0 - 39,9
Obesidade Grau IIIAcima de 40

Outro ponto para calcular seu peso ideal é a circuferência da sua cintura, se ela medir 90 centímetros ou mais, você provavelmente está com excesso de tecido adiposo e isso pode apresentar um risco para sua saúde. Recomendamos que procure um profissional que possa te orientar e calcular uma dieta para que você possa alcançar seu peso ideal.

A forma mais precisa para determinar se você está fora do seu peso ideal seria a medição do percentual de gordura corporal. O ideal é realizar a medição do percentual de gordura corporal com um profissional qualificado utilizando um medidor de dobras cutâneas.




Copyright © Clínica Reviver